Seis Passos para Você Ter Sucesso Em Uma Prova

6 Passos para você ter sucesso em uma prova. 

Confira as dicas para você conquistar o resultado esperado em uma prova.

Não importa qual matéria, ou qual é o assunto da prova, se você aplicar os passos indicados conseguirá absorver o conteúdo estudado e se sair bem na prova.

Passo 1: Prepare a base.

Revise o conteúdo, marque em um calendário as datas das provas, crie sessões de revisão pelo menos com uma semana de antecedência para cada prova. O ideal é fazer várias sessões pequenas bem antes das datas, não tente decorar tudo na última hora.

Durante as aulas preste muito atenção, essa pratica ajuda muito na hora da prova, ouça com atenção os professores, pois durante as explicações do conteúdo eles costumam dar dicas indicando os pontos importantes para as provas.

Faça anotações de bom conteúdo, passe para o caderno tudo que o professor escrever na lousa ou mostrar em slides. Tente lembrar o que o professor disse em sala o máximo que puder e não deixe que as anotações tire sua atenção do professor, se não for possível manter a atenção, faça as anotações durante as pausas da explicação ou espere o professor terminar de falar para você fazer as anotações. Releia as anotações diariamente logo depois da aula, isso ajuda a fixar o conteúdo aprendido.

Reserve um tempo todos os dias para estudar, faça do estudo um hábito e não deixe para estudar tudo na véspera da prova.

Passo 2: Crie um ambiente propício para os estudos

Estude em um lugar limpo, quieto e organizado. Retire toda e qualquer distração do cômodo (celular, televisão, etc.). Interromper o estudo para ler uma mensagem no celular ou para checar as redes sociais não é recomendado, vai desviar sua atenção e tirar sua atenção, você não conseguirá absorver o conteúdo.

Estude no claro, acenda a luz, se o período escolhido for durante o dia, abra a janela, um ambiente claro, confortável e arejado ajuda a manter a concentração..

Desligue a Tv, Celular e computador. Elimine distrações como música com letras em volume alto. Ficar mudando o foco do estudo para a TV ou para o celular atrapalha o cérebro a priorizar as informações absorvidas, diversos estudos mostram que não conseguimos manter o foco em mais de um assunto, mesmo que pensamos ao contrário, por isso, evite essas distrações, elas comprometerão os resultados.

Descubra se você pode estudar com música. A ação da música na memorização varia de pessoa para pessoa. Existem estudos que mostram que determinadas pessoas assimilam melhor o conteúdos com música, porém já existe estudos que também mostram ao contrário, que a música ajuda a distrair, que não é eficaz para ajudar nos estudos, então faça o teste para saber se você pode estudar com música, se você não sentir melhora, esqueça a música e mantenha o ambiente silencioso, seu resultado será mais positivo, quando é possível estudar com música recomenda-se músicas clássica, instrumentas e de sons da natureza.

Passo 3- Organize o aprendizado.

downloadIndique um objetivo para cada sessão de estudo, antes de começar relacione o que você pretende estudar, uma meta definida e concreta ajuda muito, crie planos de estudos começando pelas lições fáceis, geralmente de três a cinco lições, depois as mias difíceis que vão exigir mais dedicação, mas não entre em desespero, a ansiedade afeta o resultado.

Crie um guia de estudo. Leia suas anotações e reescreva os dados mais importantes. Porém não gaste muito tempo elaborando o guia, você precisa de tempo para absorver o conteúdo, o guia deve nascer das suas anotações anteriores, marque os assuntos em seqüência que você deve estudar, e siga esse guia.

Reescreva suas anotações em formatos diferentes, não copie do mesmo jeito, troque palavras, pense no conteúdo e tente escrever com suas palavras o que você leu, elabore exemplos, pense no conteúdo.

Faça pergunta sobre a matéria, isso ajuda a saber se você memorizou o que acabou de estudar, perguntar e tentar explicar como você entendeu a matéria ajuda a memorizar o conteúdo, fale as respostas em voz alta, escutar é mais uma das formas de absorver conteúdo e aprendizado.

Revise provas e tarefas antigas. Se errou algumas respostas, procure corrigi-las e entender onde errou, refaça da maneira correta, a prática ajuda na memorização.

Passo 4: Estude na melhor hora.

Não estude quando estiver realmente cansado. É melhor ter uma boa noite de sono depois de uma sessão curta de estudos do que ficar até de madrugada debruçado sobre os livros. O cansaço não vai deixar você se lembrar de muito mais coisas e ainda verá seu desempenho cair no dia seguinte.

Comece a estudar com antecedência e releia e escreva os conteúdos várias vezes, esse é o melhor jeito de aprender a matéria, estude em qualquer período que tiver uma chance, mesmo que seja apenas por 15 minutos, tentar assimilar todo o conteúdo de última hora não é eficiente e você não aprenderá nada.

Descubra qual é melhor método para você assimilar um conteúdo, Se você for um aluno visual utilize imagens, se for um alunos auditivos grave a própria voz ditando as anotações e repetir em seguida, Se for um aluno físico ensine o assunto para si mesmo mexendo com uma caneta ou andando em círculos, isso o ajudará a memorizar.

Ajuste as técnicas de acordo com o assunto. Matemática exigem muita prática em solução de problemas até que o aluno se familiarize com o processo necessário; temas como história ou literatura exigem mais habilidade em resumir a informação e lembrar de coisas como termos e datas. Seja qual for a matéria, não releia as anotações várias vezes. você deve desempenhar um papel ativo na construção do conhecimento e na revisão das informações. Tente entender o tópico como um todo, ou reorganizar suas anotações por tema ou data.

Se coloque no lugar do professor, pense no professor. Pergunte-se: o que meu professor provavelmente perguntará na prova? Em quais temas devo focar para ter as melhores chances de saber o que preciso? Que pegadinhas ele poderia usar para me confundir? Isso pode ajudá-lo a se concentrar nas informações mais importantes em vez de ficar focado em coisas que não façam tanta diferença.

Passo 5: Mantenha a motivação

istock_000039719496largeTenha tempo livre. Você precisa de tempo para se divertir e é melhor estudar relaxado e descansado do que se desgastar ao longo de um dia inteiro. Organize os intervalos e os estudos detalhadamente. Geralmente, 20 a 50 minutos de estudo com pausas de cinco minutos é o método eficiente.

Se você tiver problemas para começar a estudar, em vez de fazer sessões ininterruptas de estudo, divida-as em períodos de 20 minutos com 10 minutos de pausa no fim de cada uma.

Organize as sessões de estudo logicamente para não quebrar o conteúdo; isso pode dificultar a assimilação da matéria completa, faça pausas depois de terminar o assunto em estudo.

Pense positivo, mas estude para valer. Autoconfiança é importante – ficar pensando que estudou pouco ou que vai mal na prova pode distraí-lo e impedi-lo de alcançar seus objetivos; mas isso também não quer dizer que não é preciso trabalhar pra valer. Você ainda precisa estudar muito, mesmo que tenha confiança sem si mesmo.

Encontre-se com a turma na biblioteca para estudar, comparar anotações e ensinar coisas que talvez os outros não tenham entendido. Estudar com outras pessoas ajuda a consolidar o conhecimento e a lembrar de mais informações, já que você terá a oportunidade de explicar a matéria e conversar a respeito, estude em grupo.

Não fique de brincadeiras e bobeiras quando estudar com os amigos. Concentre-se nos estudos.

Não tenha medo de pedir ajuda para um amigo ou professor se estiver travado em um tópico, se tiver dúvida, pergunte, deixar de perguntar e tirar suas dúvidas vai trazer conseqüências negativas para seu resultado.

Passo 6: Se prepare para o dia da prova.

Durma muito bem na noite anterior. Crianças do ensino fundamental precisam de 10 a 11 horas de sono por noite para ter um bom desempenho; por sua vez, adolescentes precisam de 10 horas ou mais.

Não consuma cafeína ou outras substâncias estimulantes entre 5 e 6 horas antes de dormir. Essas substâncias reduzem a eficiência do sono, o que significa que você pode dormir todas as horas necessárias, mas não se sentirá disposto e descansado quando acordar.

Faça uma refeição leve e saudável. Tome um desjejum composto de proteínas magras, vegetais, ômega 3 e antioxidantes. Um exemplo seria duas fatias de pão integral, peito de peru ou patê de atum com cenoura ralada e uma banana.

Se a prova for longa e a escola permitir, leve um lanche. Algo com carboidratos complexos e proteína, como uma barra de cereais, ajuda a manter a concentração quando ela começar a diminuir.

Chegue ao local da prova com tempo de sobra. Dê-se ao menos 10 minutos para organizar seus pensamentos antes do teste. Assim, você poderá se aprontar e terá tempo para relaxar antes da prova começar.

Resolva as questões que sabe primeiro. Caso não saiba a resposta de uma pergunta, passe para a próxima e concentre-se na questão que não sabe por último. Pensar muito em uma questão que não sabe consome tempo, o que atrapalha no desempenho da prova inteira e aumenta a ansiedade.

Caso a prova seja de gramática ou literatura, é bom faça anotações em pequenas fichas para lembrar as definições de algumas palavras. Você pode levá-las para o dia da prova e dar uma olhada antes de começar, nunca durante a prova.




Dicas

Faça intervalos para que o cérebro tenha tempo de absorver a informação que acabou de aprender.

Leia em voz alta, isso pode ajudar a aprender mais rápido.

Tenha um cronograma.

Não estude deitado na cama, você pode ficar sonolento.

Desligue a TV, o celular e feche as redes sociais.

Durma bastante e tome um café da manhã saudável.

Não é tarde demais para iniciar os estudos.

Reescreva as anotações mais importantes em pontos, pode ser mais fácil lembrar nesse formato do que ler um parágrafo grande.

Pratique relacionar a pergunta à resposta se tiver uma ideia das questões que cairão na prova, mas não conseguir se lembrar; escreva a pergunta em um lado da ficha e a resposta do outro lado – isso pode ajudar.

Estude um capítulo por vez detalhadamente, é melhor do que estudar todos de uma vez só.

Tente não comer demais antes de estudar, pois você pode ficar com preguiça ou cansado.

Fazer atividades físicas (correr, andar de bicicleta, surfar, etc.) antes de começar a estudar pode ajudar na concentração e você pensará nas questões com mais clareza.

Dormir é muito importante, portanto faça um cronograma perfeito. Quando fizer um intervalo, medite; isso refrescará sua mente e eliminará os pensamentos inúteis.

Limpe sua mente e concentre-se!

Não estude na noite anterior. Estude todo o conteúdo, pouco a pouco, quando chegar em casa da escola todos os dias. Não adianta fazer tudo de última hora.

Evite o estresse das outras pessoas, se possível. Estudar em um ambiente estressante e negativo fará com que você o evite.

Colar na prova não resolverá seus problemas, só fará com você se enrole. Você pode perder muita nota, angariar a antipatia do professor e não aprenderá nada no final.

Fontes

 http://www.cod.edu/people/faculty/fancher/study.htm

http://uncw.edu/ulc/study/documents/RACKNotetakingHO.pdf

http://uncw.edu/ulc/study/documents/RACKStudySmarter.pdf

http://news.stanford.edu/news/2009/august24/multitask-research-study-082409.html

http://www.slate.com/articles/health_and_science/science/2013/05/multitasking_while_studying_divided_attention_and_technological_gadgets.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilos_de_aprendizagem

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental

http://www.webmd.com/food-recipes/features/healthy-foods-eat-brain-power?page=2

http://www.webmd.com/food-recipes/features/healthy-foods-eat-brain-power



Seis Passos para Você Ter Sucesso Em Uma Prova
Avalie esse post

2 Replies to “Seis Passos para Você Ter Sucesso Em Uma Prova”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *